CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS COLABORATIVAS

Acredito no poder da inteligência coletiva para identificar as necessidades da população. Criamos este espaço para ouvir as ideias
de quem mais entende de Paraná: você.
Envie sua ideia aqui!






CONHEÇA OS PROJETOS DO REICHEMBACH

indicações clique aqui
requerimentos clique aqui
leis clique aqui

Centro de Zoonoses

JUSTIFICATIVA:

Encaminha-se o Projeto de Lei em questão, pelo qual se objetiva instituir Centros de Zoonoses nos Municípios sede de Regionais de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná - SESA, tendo como principal escopo o controle populacional de cães e gatos nas cidades, a proteção de animais domésticos que sofrem maus tratos, bem como o controle da disseminação de pragas e outras doenças que envolvem essas populações e também atingem humanos.
Percebe-se que, há muito tempo, a população de animais de pequeno, médio e grande porte, domésticos ou não, tem colocado em risco os cidadãos das cidades, seja pela disseminação de doenças associadas às espécies, seja pela ocorrência de acidentes, sobretudo de trânsito, pelo passeio de equinos em vias públicas e rodovias do entorno dos Municípios, bem como pelo ataque agressivo a pedestres (mordedura de cães).
Quanto às doenças passíveis de alastramento aos humanos, cita-se a sarna sarcópica, micoses e verminoses como as mais comuns, atingindo principalmente as crianças. Além das citadas, infecções bacterianas diversas, viroses como a raiva e hematozoários acometem humanos de qualquer idade. Os surtos epidêmicos zoonóticos mais recentes se referem à leishmaniose, protozoários que pode ser transmitido pelo cão e a esporotricose, doença causada por um fungo e transmitida pela arranhadura do gato, todas doenças sérias que merecem a devida atenção.
Sob outra ótica, também servirão os Centros de Zoonoses para o atendimento de animais domésticos abandonados e que sofreram maus tratos, podendo o controle de tais situações ser realizado via identificação, registro, esterilização cirúrgica, bem como por campanhas de adoção e palestras educacionais de conscientização pública, visando suprimir tais atos e educar a população sobre a relevância do bem estar animal.