Reichembach comemora realização de mutirão de cirurgias de catarata em Francisco Beltrão

26/01/17 • 16:16
Reichembach comemora realização de mutirão de cirurgias de catarata em Francisco Beltrão

Nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro, será realizado o mutirão de cirurgias de catarata no Hospital Regional em Francisco Beltrão. Ano passado, o mutirão foi anunciado no município de Pranchita pelo Secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo, pelos deputados estaduais Ademar Traiano e Reichembach, e pela chefe da 8ª Regional de Saúde, Cintia Ramos, e na próxima semana acontecerá em Francisco Beltrão com o objetivo de realizar 300 procedimentos. Todos os inscritos serão avaliados pelos médicos participantes do mutirão e, caso necessária, a cirurgia será feita.

Para Reichembach, o mutirão será de grande importância para o município. “A operação de catarata é a mais feita na oftalmologia e evoluiu muito nas últimas décadas, o que permite que os procedimentos sejam feitos de forma mais segura para o paciente”, afirma. O deputado ressalta que as cirurgias trarão mais qualidade de vida aos portadores de catarata.

De acordo com a secretária de Saúde de Francisco Beltrão, Aline Biezus, desde 2011 cerca de 200 pessoas aguardam na fila de espera pela realização da cirurgia. “Nesse mutirão, a maioria das pessoas que atenderemos têm mais de 60 anos, a realização dessa cirurgia vai ajudar na locomoção e diminuir o risco de quedas desses pacientes”, explica. Até o momento, restam 20 vagas das 300 disponibilizadas pelo mutirão.

A cirurgia eletiva é classificada como um procedimento em que o paciente pode aguardar a ocasião mais propícia para a sua realização, dependendo do nível de gravidade da doença e da dor do paciente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo e acomete principalmente a população idosa. O mutirão será realizado a partir da parceria entre Governo do Estado, Secretaria Estadual de Saúde, 8ª Regional, Associação Regional de Saúde, Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde.

FOTO: Deputado Reichembach, Secretário de Saúde Michele Caputo, Chefe da 8ª Regional de Saúde Cintia Ramos e o prefeito de Ampére Helio Alves durante entrega de recursos no Palácio Iguaçu (Foto de arquivo)

assista online

Apresentação do projeto de lei 276/2015 que propõe a criação de Centros de Zoonoses

conheça a trajetória política do reichembach clique aqui