Realizada a primeira reunião da Frente Parlamentar pela Reabertura da Estrada-Parque Caminho do Colono na Alep

01/07/19 • 17:34
Realizada a primeira reunião da Frente Parlamentar pela Reabertura da Estrada-Parque Caminho do Colono na Alep

Em agosto serão realizadas audiências públicas em municípios do Oeste e Sudoeste para ouvir a opinião da população sobre o tema

Da Assessoria

O deputado estadual Reichembach é membro criador da Frente Parlamentar pela Reabertura da Estrada-Parque Caminho do Colono, que é coordenada pelo deputado Nelson Luersen, e que teve sua primeira reunião na tarde de segunda-feira, 01, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O objetivo da Frente, formada por vinte e quatro parlamentares, é o apoio político ao projeto de lei federal que prevê a reabertura da Estrada-Parque de maneira comprometida com o meio ambiente, e demais entidades envolvidas.

A Estrada do Colono, trecho de 17,5km e importante ligação entre as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná (municípios de Serranópolis do Iguaçu e Capanema), está fechada desde 2001. Em 2010 o ex-deputado federal Assis do Couto criou o projeto de reabertura da estrada, e este ano o deputado federal Vermelho protocolou na Câmara o texto que prevê a criação da categoria de unidade de conservação denominada estrada-parque e instituindo a Estrada-Parque Caminho do Colono. O projeto altera a lei 9985, de 20 de julho de 2000, instituindo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.

Para o deputado estadual Reichembach, a reabertura da Estrada-Parque é de extrema importância. “A Estrada-Parque Caminho do Colono é um patrimônio histórico do Paraná, por isso precisamos unir forças por este projeto que com certeza vai contribuir com o desenvolvimento econômico, cultural e turístico das regiões Oeste e Sudoeste”, ressalta.

Durante a reunião foi definido que em agosto serão realizadas audiências públicas em alguns municípios nas proximidades da Estrada, como Capanema e Medianeira, para os deputados apresentarem o projeto de reabertura para a população e principalmente para ouvirem a opinião dos paranaenses sobre a iniciativa.
Reichembach reforça que o meio ambiente é o ponto fundamental da proposta de lei e consequentemente da Frente Parlamentar. “Defendemos que a reabertura da estrada seja comprometida com o meio ambiente, que o trecho seja fiscalizado por órgãos como Ibama, ICMBio e IAP, que o local tenha horário de funcionamento diurno e que o tráfego seja feito apenas por carros e ônibus”, afirma.

O deputado ainda ressalta que o momento é oportuno para a reabertura. “Já tivemos várias outras tentativas de abrir novamente a Estrada do Colono e desta vez sinto que a situação é favorável, pois tivemos muitas manifestações positivas neste sentido vindas da opinião pública e principalmente de figuras fundamentais para que este projeto se concretize, como o presidente Jair Bolsonaro e o governador Ratinho Junior”, completa.

Além de Reichembach e Nelson Luersen (coordenador da Frente), estiveram presentes na reunião a deputada Luciana Rafagnin, os deputados Soldado Fruet (vice-coordenador da Frente), Delegado Recalcatti, Paulo Litro e Coronel Lee.

mais fotos

assista online

Apresentação do projeto de lei 276/2015 que propõe a criação de Centros de Zoonoses

conheça a trajetória política do reichembach clique aqui