Esse país, uma hora dessas, vai dar certo

13/09/17 • 16:00
Esse país, uma hora dessas, vai dar certo

OPINIÃO

Há pouco tempo fiz uma visita à Colônia Witmarsum, um conjunto de pequenas vilas fundadas por imigrantes alemães em 1951 localizada no município de Palmeira, nos Campos Gerais paranaenses.

Falei com várias pessoas, dentre elas o dono de um Café Colonial, professor aposentado e filho de alemães. Ele me contou que quando seu pai veio conhecer o Brasil junto com alguns amigos, retornou e comunicou à família: “Nós vamos mudar para o Brasil, pois aquele país uma hora dessas vai dar certo”.

E meu interlocutor continuou:

- E eu estou aqui e ainda concordo com meu pai de que esse país uma hora dessas vai dar certo, pois aqui é um país com liberdade para empreender, uma agricultura com uma força cada vez maior, belezas naturais, uma cultura riquíssima e um povo que, além de acolhedor, é otimista.

Concordei, e continuei a conversa relembrando minha família:

- Meu pai, também de sobrenome alemão, sempre exaltava as qualidades do Brasil. Falava da nossa ampla faixa litorânea, dos nossos recursos minerais, da natureza exuberante e da inexistência de desastres naturais ou guerras por aqui. Por isso, acreditava no potencial e em um futuro positivo do país.

E nós, assim como nossos pais, também acreditamos.

Se o Brasil tiver um aprendizado razoável com as crises que está vivendo (econômica, ética e política), considerando que temos uma boa equipe econômica tentando recolocar o país nos trilhos do crescimento, poderemos estar mais próximos da hora em que o Brasil dará certo, e confirmaremos a expectativa dos imigrantes de Witmarsum, de meu pai e de nós, milhões de otimistas brasileiros.

FOTO: PEDRO DE OLIVEIRA / ALEP

assista online

Apresentação do projeto de lei 276/2015 que propõe a criação de Centros de Zoonoses

conheça a trajetória política do reichembach clique aqui