Deputado Reichembach prestigia Via Tecnológica do Leite

30/06/17 • 10:25
Deputado Reichembach prestigia Via Tecnológica do Leite

Está acontecendo em Francisco Beltrão a 7ª Via Tecnológica do Leite, no Parque de Exposições Jayme Canet Junior. Agricultores de toda a região Sudoeste participam de palestras, oficinas, exposições e demais atividades no que se refere à apresentação de novas tecnologias desenvolvidas para a produção leiteira. São maquinários, técnicas de manejo, ordenha, melhoramento genético e tipos de pastos desenvolvidos especialmente para um fim: aliar a alta produtividade com a qualidade da produção.
O evento é organizado por Emater e Prefeitura de Francisco Beltrão e recebe o apoio do Governo do Estado e iniciativa privada.
Coordenador da Frente Parlamentar em Apoio à Cadeia Produtiva do Leite na Assembleia Legislativa, o deputado Reichembach prestigiou o evento na manhã desta quinta-feira, 29. Ele, acompanhado do secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, do prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, do vice, Antonio Pedron, do chefe do escritório regional da Seab de Beltrão, Neri Munaro, e do chefe da Emater, Orley Lopes, visitou expositores, conversou com produtores e participou da abertura de palestra técnica. Mais de 600 produtores de leite de toda a região Sudoeste participaram dessa palestra, no restaurante principal do Parque de Exposições.
O deputado Reichembach destacou a importância da cadeia produtiva do leite para a economia. “Em poucas décadas, o panorama da produção leiteira mudou completamente. Há alguns anos, produzia-se leite como forma de complementar a renda, isso quando sobrava algum rendimento do que era produzido. Hoje o setor movimenta um mercado bilionário e coloca o Sudoeste do Paraná em evidência no Brasil”, destacou o deputado.
Reichembach explicou sobre a importância da Frente Parlamentar em Apoio à Cadeia Produtiva do Leite debater constantemente o desenvolvimento do setor na Assembleia Legislativa. “Com a Frente Parlamentar, temos um debate constante sobre o setor na Assembleia. O leite é a principal fonte de renda para milhares de agricultores em todo o Estado e nossa missão é desenvolver políticas públicas para que este segmento continue crescendo. Como coordenador tenho participado sempre de eventos técnicos e reuniões importantes, como a do Conseleite, órgão formado por representantes de produtores rurais e de indústrias de laticínios que processam a matéria-prima no Estado”, explicou o deputado. A Frente, criada por Reichembach em 2015 e composta por 15 deputados estaduais, tem o objetivo de fortalecer o segmento leiteiro no Paraná e seus pequenos produtores, que tem grande parte da sua renda formada pela comercialização do alimento e seus derivados.
O Sudoeste é a maior bacia leiteira do estado, com uma produtividade de cerca de 1 bilhão e 200 milhões de litros por ano, segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) em 2016. A intensa produtividade da região ajudou para alavancar o Paraná no cenário nacional, que já é o segundo estado no ranking de produção, atrás apenas de Minas Gerais.
A Via Tecnológica do Leite, maior evento indoor do Paraná, será realizada até domingo, com entrada gratuita.

assista online

Apresentação do projeto de lei 276/2015 que propõe a criação de Centros de Zoonoses

conheça a trajetória política do reichembach clique aqui