Deputado Reichembach manifesta preocupação com corte de verbas para Embrapa em 2020

26/09/19 • 16:53
Deputado Reichembach manifesta preocupação com corte de verbas para Embrapa em 2020

O governo federal estuda cortar em 45 por cento os recursos da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). A estatal é uma das principais fontes de novas tecnologias para o setor agropecuário no país. Neste ano, o orçamento da empresa foi de 3,6 bilhões de reais. O governo propõe que no ano que vem esse valor seja reduzido para 1,9 bilhão. A proposta está em tramitação no Congresso.

Líder do Bloco Agropecuário e coordenador da Frente Parlamentar em Apoio à Cadeia Produtiva do Leite na Assembleia Legislativa, o deputado Reichembach disse estar preocupado com essa redução, tendo em vista que o desenvolvimento tecnológico da agricultura passa pela pesquisa.

"É muito preocupante porque a nossa agricultura é uma referência mundial, orgulho dos brasileiros, e a pesquisa tem tudo a ver com isso, por isso precisamos defender que a Embrapa continue fazendo seu trabalho sem interferências", afirma o deputado.

Reichembach afirma que, se confirmado, os recursos que devem ser destinados à Embrapa serão muito parecidos aos do Fundo Eleitoral. "O país não pode priorizar recursos para os partidos e cortar verbas para a pesquisa, que são essenciais para a nossa agricultura e para todo o desenvolvimento da nossa economia", ressalta o deputado. Atualmente, o governo destina mais de 1,8 bilhão de reais e para o ano que vem esse valor deve ser aumentado.

Criada em dezembro de 1972, a Embrapa tornou-se uma referência mundial em pesquisas de ponta para a pecuária e a agricultura. As pesquisas têm permitido o desenvolvimento de variedades agrícolas que levam em conta sustentabilidade e os impactos mínimos sobre o meio ambiente. Por sua eficiência e reconhecimento, a Embrapa mantém programas de cooperação técnica e científica com diversos países, entre eles Estados Unidos, França, Inglaterra, Países Baixos e Coreia do Sul. Nas últimas décadas, expandiu sua atuação na América Latina e na África.

assista online

Apresentação do projeto de lei 276/2015 que propõe a criação de Centros de Zoonoses

conheça a trajetória política do reichembach clique aqui